Repositório Digital

A- A A+

O impacto das tecnologias da informação e comunicação em museus : estudo de caso no museu da gente sergipana

.

O impacto das tecnologias da informação e comunicação em museus : estudo de caso no museu da gente sergipana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O impacto das tecnologias da informação e comunicação em museus : estudo de caso no museu da gente sergipana
Autor Maffei, Waldir Roque
Orientador Bitencourt, Jossiane Boyen
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Interação
Multimídia
Museu
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Information and communication technologies
[en] Interaction
[en] Multi-media
[en] Museum
Resumo As mudanças que as tecnologias propiciam em nossa sociedade são importantes, pois aumentam a interação entre os seres humanos e máquinas. As mais diversas mídias são transmitidas em equipamentos cada vez mais rápidos e leves e já percebe-se os efeitos dos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação nos mais variados processos de ensino e aprendizagem. As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) estão se tornando um instrumento precioso no processo de comunicação entre o museu e o seu público. A sua utilização como complemento de uma exposição vem facilitar a transmissão da mensagem pretendida e captar a atenção do visitante, possibilitando uma nova visão do objeto museológico. Neste trabalho apresento os resultados da análise do impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Museu da Gente Sergipana. Através dos roteiros de visitação, o público tem a oportunidade de conhecer Sergipe através de diversas informações expostas em imagens, sons e objetos, fazendo uso dos mais variados recursos mediáticos. O impacto das tecnologias, associadas ao museu, segue o rumo de grande sucesso. Elas são disponibilizadas como mediadoras para o público compreender as exposições, os objetos, os cenários e todas as criações museológicas voltadas à cultura de um povo. A pesquisa une os métodos de pesquisa qualitativo (valores e atitudes) e quantitativo (dados e indicadores), levando a uma forma descritiva dos resultados.
Abstract Technology provides important changes in our society once they increase the interaction between human beings and machines. The majority of diverse media equipment is transmitted in ever faster and lighter and we can see the effects of the uses of Information and Communication Technology in various processes of teaching and learning. ICTs are becoming a valuable tool in the communication process between the museum and its audience. Its use, as a complement to an exhibition facilitates the transmission of the intended message and captures the visitor's attention, enabling a new vision of the museum object. In this work we present the results of analysis of the impact of Information and Communication Technology at the Museum of Sergipana People. through visitation schedules. The public has the opportunity to know Sergipe through the various information, images, sounds and objects, making use of various media resources. The impact of Technologies, associated to the museuns, is on track of great success. They are available as mediators so that the public can understand the exhibitions, the objects, the scenarios and all museum creations connected to the culture of a people. The research joins the qualitative research methods (values and attitudes) and quantitative (data and indicators) leading the results in a descreptive way.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/94622
Arquivos Descrição Formato
000911496.pdf (4.260Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.