Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorGiacomazzo, Graziela Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-24T01:52:40Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94692pt_BR
dc.description.abstractA sociedade vem, gradativamente, migrando de uma dinâmica homogênea para uma dinâmica heterogênea em termos de construção do pensamento científico e tecnológico em que tanto a Universidade quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham papel fundamental. Define-se o Modo 2 como o Novo Modo de Produção do Conhecimento em que a ciência é produzida na interação de diversos atores, tanto no campo científico quanto fora dele, formando redes para a construção do conhecimento. Nesse cenário, observam-se novas arquiteturas de formação profissional com uso intenso de TIC e o compartilhamento de estruturas organizacionais em redes de colaboração. A partir dos princípios que orientam o Modo 2, da Educação a Distância, das Redes de Formação e das tendências mundiais identificadas para a Universidade do Século XXI, investigaram-se as ações que promovem novos modos de formação profissional (ensino) e como essas ações caracterizariam os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade. O estudo foi realizado em um cenário investigativo, envolvendo o programa PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, a partir do Polo da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Utilizaram-se entrevistas, questionários, análises documentais e observações que foram analisados por categorias, visando a triangulação nas análises. A partir da análise global do modelo PROFMAT, os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade que regem o Modo 2 de produção do conhecimento científico (pesquisa), nas situações em que foram descritas neste estudo, caracterizam novos modos de formação profissional (ensino) na pós-graduação stricto sensu, no Brasil contemporâneo, na oferta de Mestrado Profissional ― modalidade a distância ―, evidenciando, em parte, as tendências para a Universidade do Século XXI.pt_BR
dc.description.abstractSociety is gradually migrating from a homogeneous to a heterogeneous dynamics in terms of construction of scientific and technological thinking in which both the University and the Information and Communication Technologies (TIC) play a fundamental role. Mode 2 is the New Mode of Knowledge Production in which science is produced in the interaction of different actors in the scientific field as well as off it, forming networks for knowledge construction. In this scenario, new architectures of professional education with intensive use of TIC and the sharing of organizational structures in collaborative networks can be observed. From the principles guiding Mode 2, of the Distance Education, of the Educational Networks and of the world trends identified for the University of XXI Century, it was investigated which actions promote new ways of professional education and how these actions characterize the principles of applicability, heterogeneity and reflexivity. The study was conducted in an investigative scenario involving the PROFMAT program - Professional Masters Course in Mathematics on National Network from the Federal University of Santa Maria – UFSM – pole. This is an exploratory and descriptive research. Interviews, questionnaires, documentary analysis and observation were used for data collection. The material was analyzed by categories aiming triangulation in the analysis. From the global analysis of PROFMAT model, the principles of applicability, heterogeneity and reflexivity, which govern the Mode 2 knowledge production (research), in the situations described in this study, characterize new mode of professional education (teaching) in stricto sensu graduate in contemporary Brazil in offering Professional Masters Course in distance modality, showing, in part, trends to the University of the XXI Century.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience mode 2en
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectNetworksen
dc.subjectMestrado profissionalizantept_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectPROFMATen
dc.subjectProfessional mastersen
dc.titleCiência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000914972pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples