Repositório Digital

A- A A+

A formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA)

.

A formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA)
Autor Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação continuada
Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Residência
Residência multiprofissional em saúde
Saúde
Trabalho
[en] Educational practices
[en] Health education
[en] Initial and continuing qualification in health
[en] Labor
[en] Training services
Resumo Nesta Tese estudo a formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA). Objetivo conhecer, analisar e interpretar as contradições que o Projeto Político Pedagógico do PRIMS/HCPA/Turma 2010-2012, orientado na perspectiva dos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), apresenta - em meio à formação inicial dos preceptores/docentes e suas práticas profissionais na Instituição e de preceptoria/docência, à formação inicial dos profissionais, atuais residentes, e à formação em serviço desenvolvida no programa - mediatizadas pelos demais elementos conjunturais e estruturais que produziram e produzem a realidade da Instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a orientação do método materialista dialético e histórico. A coleta de informações se deu pela história oral temática sobre a formação inicial, continuada, práticas profissionais e educativas desenvolvidas pelos preceptores, residentes, coordenador e docentes do PRIMS, pela observação participante, diários de campo e análise de documentos e dos espaços onde acontecem as práticas de formação. O Projeto Político Pedagógico pensado para propiciar um caminho de formação multiprofissional integrada e pelo trabalho, entendendo-a na amplitude de seu aspecto ontocriativo, quando praticado por seus sujeitos, mediado por suas formações iniciais e continuadas no, para e pelo trabalho, na medida da alienação de suas práticas em razão da divisão do trabalho e da acentuada parcelização das tarefas, da precarização do trabalho, da destituição do poder de suas falas e de decisão pela racionalidade hegemônica gerencial da Instituição, fica limitado em sua perspectiva de formação, a partir dos princípios e diretrizes do SUS. Todavia, as limitações observadas na materialidade das práticas da RIMS não anularam sua força como uma das possibilidades de mudança das práticas em saúde e do modelo assistencial. Mesmo com todos os óbices marcados pela dureza cartesiana e pelo ávido modelo gerencial fortemente hierarquizado, do fracionamento dos trabalhadores no contexto desse modelo gerencial, a residência tem feito rupturas para a efetivação de um trabalho interdisciplinar numa perspectiva ainda precoce, mas com possibilidades de avançar.
Abstract In this thesis, we study in-service training in Health Integrated Multidisciplinary Residency Program at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS / HCPA). We main to know, analyze and interpret the contradictions of the Pedagogical Political Project of PRIMS/ HCPA / 2010-2012 Class from the perspective of the Principles and Guidelines of the Unified Health System ( SUS ) - through the initial training of tutors / teachers and their professional practices in the institution and preceptor ship / teaching , the initial training of professionals , current residents , and in-service training program developed in - mediated by other cyclical and structural factors that produced and produce the institution’s reality . This is a qualitative research , under the guidance of dialectical materialism and historical method . Data was collected through oral history on the initial formation, continuing, professional and educational practices developed by the preceptors , residents , coordinators and professors of PRIMS , by the participant and daily field observations, document analysis and the rooms where the training takes place. The Political Pedagogical Project was designed to provide a path of integrated multidisciplinary training , understanding it in range of your ontocreative aspect when practiced by his subjects , mediated by their initial and continuing training in to and for the work , as the alienation of their practices due to the work division and the marked sub-division of tasks , precariousness of labor , the removal of the power of their statements and decisions by hegemonic rationality of the institution , is limited in its training perspective , from principles and guidelines of SUS. However , the limitations observed in the materiality of practices RIMS do not negate its strength as one of the possibilities of changing practices in the health and care model . Even with all the obstacles marked by the Cartesian stiffness and the strongly hierarchical management model, the fractions of workers in the context of this management model , the residence has made breaks for the realization of interdisciplinary work at an early prospect , but with opportunities to advance.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/94701
Arquivos Descrição Formato
000914866.pdf (2.356Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.