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Formação continuada em serviço : enunciados dos professores sobre seu percurso formativo na relação com o fazer pedagógico

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Formação continuada em serviço : enunciados dos professores sobre seu percurso formativo na relação com o fazer pedagógico

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Título Formação continuada em serviço : enunciados dos professores sobre seu percurso formativo na relação com o fazer pedagógico
Autor Nhanisse, Cacilda Rafael
Orientador Axt, Margarete
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação básica
Educação continuada
Professor
[es] Aprendizaje
[es] Educación básica
[es] Educación continúa
[es] Relación dialógica
Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar como os professores pensam sobre, e avaliam, o seu processo de formação continuada na relação com a sua prática de sala de aula, a fim de compreendermos alguns aspectos que abrem ou não o processo criativo na ação docente. O trabalho faz parte da linha de pesquisa Educação Arte, Linguagem, Tecnologia. Vinculada ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LELIC/UFRGS - e, mais especificamente, ao Projeto Civitas - Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação, cujo foco principal é a formação continuada de professores em serviço, com interface nos processos criativos que levam a práticas docentes inventivas. O estudo tem como principal teórico o filósofo russo Mikhail Bakhtin. Os caminhos metodológicos foram embasados em pesquisa qualitativa com foco nos enunciados dos professores, onde colocamos o “Projeto Civitas” como estudo de caso. Para a obtenção do material para a análise foram utilizados materiais escritos no diário de bordo, questionários e entrevistas semiestruturadas. Considerou-se para a realização da presente dissertação, dois campos empíricos, associados à educação básica-Ensino Fundamental, anos iniciais e Educação infantil: (1) Espaços de formação e respectivos grupos de professores de escolas públicas na cidade de Maputo-Moçambique, vinculados ao projeto Civitas UFRGS/UP de cooperação internacional em pesquisa pelo edital Pró-África/CNPq; (2) espaços de formação e respectivos grupos de professores de escolas públicas municipais do interior do Rio Grande do Sul-Brasil, vinculadas a convénios Civitas UFRGS de cooperação em pesquisa-extensão com secretarias da educação Municipais (SMEDs). O material que analisamos trata-se de enunciados produzidos pelos professores participantes do processo de formação continuada nestes dois campos empíricos, respeitando as particularidades de cada país, pontuando alguns aspectos de reflexão. Os resultados apontam para uma formação continuada vivenciada a longo prazo num processo contínuo, que pode possibilitar a prática do professor atividades capazes de proporcionar ao aluno o prazer de aprender, através de práticas inventivas, abrindo a possibilidade de dar voz a criança e, consequentemente, a satisfação ao professor pela sua prática docente.
Resumen El presente estudio tiene como objetivo analizar cómo los profesores piensan y evaluar acerca del proceso de la formación continúa en relación con su práctica en el aula con el fin de comprender algunos aspectos que se pueden abrir o no la enseñanza del proceso creativo en la acción. El trabajo es parte de la línea de investigación Educación Artística, Lengua, Tecnología. En relación con el grupo de investigación del Laboratorio de Investigación sobre el lenguaje, la interacción y cognición, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LELIC / UFRGS - y, más concretamente, el Proyecto Civitas - Ciudades Virtuales Tecnologías para el Aprendizaje y la simulación , cuyo principal objetivo es la formación continua de los docentes en servicio, con una interfaz en los procesos creativos que llevan a la facultad inventiva práctica. Principal filósofo ruso teórico del estudio Mikhail Bakhtin. Los enfoques metodológicos se basan en la investigación cualitativa con enfoque en conjunto de profesores, donde ponemos el "Proyecto Civitas " como estudio de caso. Para obtener material para análisis de materiales escritos en el libro de registro, se utilizaron cuestionarios y entrevistas semi - estructuradas. Considerado para la realización de esta disertación, dos campos empíricos, vinculados a la educación primaria básica, principios de los años y la educación del niño : ( 1 ) Áreas de grupos de entrenamiento y sus maestros de escuelas públicas de la ciudad de Maputo , Mozambique, vinculados el proyecto Civitas UFRGS / UP para la cooperación internacional en la investigación por edicto PróÁfrica/ CNPq , ( 2 ) espacios para grupos de entrenamiento y sus maestros de las escuelas municipales en el interior de Rio Grande do Sul , Brasil, vinculado a los acuerdos de Civitas UFRGS la cooperación en la investigación, los departamentos de educación de extensión Municipal ( Smeds ). El material analizado está en enunciados producidos por los profesores que participan en el proceso de educación continua en estos dos campos empíricos, respetando las particularidades de cada país, poniendo de relieve algunos aspectos de la reflexión. Los resultados apuntan a una formación continuada con experiencia a largo plazo en un proceso continuo , que puede permitir que las actividades de la práctica docente capaz de proporcionar a los estudiantes la alegría de aprender a través de prácticas inventivas , abriendo la posibilidad de dar voz a los niños y, en consecuencia , satisfacción al profesor para su práctica docente.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/94704
Arquivos Descrição Formato
000914893.pdf (1.633Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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