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A pós-graduação como interlocutora das relações universidade e comunidade

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A pós-graduação como interlocutora das relações universidade e comunidade

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Título A pós-graduação como interlocutora das relações universidade e comunidade
Autor Bordignon, Luciane Spanhol
Orientador Franco, Maria Estela Dal Pai
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Comunidade
Pós-Graduação
Produção do conhecimento
Universidade
Universidade comunitária
[en] Knowledge output
[en] Post-graduation
[en] Public university
Resumo O ensino superior tem se tornado, tanto em nível mundial quanto nacional, objeto de vários estudos, configurações e, consequentemente, de legislações, políticas educacionais e produção de pesquisa. Um dos pontos que tem sido focalizado é aquele que ressalta a relação entre universidade e comunidade. Sob tal perspectiva, este estudo se insere no campo de investigação da relação entre universidade e comunidade, em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, de uma universidade comunitária, mais especificamente, os cursos de Mestrado em Educação, em Letras, em História e em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo geral centra-se em analisar e compreender como ocorre a interlocução dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu relacionados à formação docente, com a comunidade. Para realizá-lo, utilizou-se da perspectiva da Rede de Significações-RedSig e ancorou-se nos movimentos sócio-históricos, de criação, de mediação para consolidação e para a projeção como aspectos relevantes dessa interlocução. A embocadura teórica foi proporcionada por Castells, Habermas, Bauman, Santos, Calderon, Franco, Longhi, Tramontini e Schmidt. Utilizando procedimentos da análise de conteúdo, elaboraram-se categorias a partir das entrevistas com gestores institucionais e respostas dos questionários com mestres egressos, chegou-se a definir os circunscritores da RedSig: identidade comunitária, pesquisa e extensão. A extensão constitui-se como enredamento por possuir maior capacidade de ser reinstalada nas configurações da RedSig. No que diz respeito à organização redacional da tese, os capítulos são divididos em cinco partes: o primeiro capítulo, entrelaçamento contextual da pesquisa traz o percurso dos caminhos teórico-metodológicos da RedSig e análise de conteúdo. O segundo capítulo, entrelaçamento conceitual: modernidade, pós-modernidade e universidade, apresenta a essencialidade do sentido de público, movimentos interpretativos da universidade e sua inserção, bem como a universidade, a pós-graduação e a interdisciplinaridade, em uma concepção mais abstrata, na associação de ideias. O terceiro capítulo, entrelaçamento entre a universidade comunitária e a universidade brasileira, evidencia a concretude da universidade, da Pós-graduação e das universidades comunitárias. O quarto capítulo, entrelaçamento institucional dos primórdios à criação, apresenta os movimentos sócio-históricos que configuraram o contexto um - RedSig dos primórdios da UPF, articulando-se no sentido de público. Os movimentos de criação configuraram o contexto dois - Redsig da criação da UPF, articulando-se na inclusão do outro. O quinto capítulo, entrelaçamento institucional da consolidação da pesquisa e da projeção apresenta os movimentos de mediação para consolidação, configurando o contexto três - RedSig da consolidação da pesquisa, articulando-se nos intérpretes. Também apresenta os movimentos de mediação para projeção, configurando o contexto quatro – RedSig prospectiva da UPF, articulando-se no observatório das escolas. Os encaminhamentos conclusivos foram construídos em três níveis: nível metodológico, diretamente vinculado à empiria, à RedSig e à análise de conteúdo. O segundo nível, de ordem projetiva, que necessita maior aprofundamento, é caracterizado pela formação em rede e interdisciplinaridade e o terceiro nível, com possibilidades de pistas regulatórias para a institucionalização de políticas, especialmente no âmbito dos sistemas educativos. No contexto prospectivo, aponta-se que há um entre-lugar que necessita ser ocupado para que esta mediação seja mais próxima e consistente, ancorada na interdisciplinaridade e na formação em rede.
Abstract The university teaching in the world and in the country has become a topic of many studies, configurations and, consequently of legislations, educational policies and research output. One of the parts that have been focused is the one that highlights the relation between the university and the community. Under such perspective, this study is inserted in the investigation field of the relation between the university and the community, in Post graduation Programs, stricto sensu, of a public university, more specifically in the courses of Master`s degree in Education, Languages, History, and Human Aging at UPF - University of Passo Fundo. The general objective is centered in analyze and understand how the Post- graduation programs interlocution occurs, stricto sensu, regarding the professors‟ formation, with the community. To accomplish it, the Rede de Significações - RedSig approach perspective was used and it was grounded in the movements: socio-historical, creation, mediation for consolidation and for projection as relevant aspects of this interlocution. The theoretical inclination was provided by Castells, Habermas, Bauman, Santos, Calderon, Franco, Longhi, Tramontini e Schmidt. Using content analysis procedures, categories were elaborated from interviews with institutional managers and from the answers obtained with egress masters questionnaires, it was defined the RedSig‟s circumscribers: community identity, research and extension. The extension is made of an entanglement for having a greater capacity of being reinstalled in the RedSig‟s configuration. Regarding the thesis compositional organization, the chapters are divided in five parts: the first chapter, research contextual tangle brings the RedSig`s theoretical-methodological course and content analysis. The second chapter: concept tangle: modernity, post-modernity and university, presents the essentiality of the sense of public, university interpretative movements and its insertion, as well as the university, the post-graduation and the interdisciplinarity, in a more abstract conception in ideas association. The third chapter, tangle between public university and Brazilian university points out how concrete the university, the post-graduation and the public universities are. The fourth chapter institutional tangle from the beginning to the creation, presents the socio-historical movements which configure the context one - RedSig of UPF‟s beginning, articulating in the idea of public. The creation movements configure the context two –RedSig of UPF‟s creation, articulating in the inclusion of the other. The fifth chapter institutional tangle of the research and projection consolidation, presents the mediation movements to consolidation, configuring the context three – RedSig‟s research consolidation, articulating in the interpreters. It also presents the mediation movements to the projection, configuring the context four - RedSig UPF‟s prospective, articulating in the school observation. The conclusive guiding was constructed in three levels: methodological level; directly linked to the empirical method, to the RedSig and to the content analysis. The second level, of projective order, which requires more serious study, is characterized for network formation and interdisciplinarity and the third level, is characterized with possibilities of regulatory clues for the institutionalization of policies, especially in the educative systems ambit. In the prospective context, it is pointed that there is a gap that needs to be filled, so that this mediation gets closer and consistent, grounded in the interdisciplinary and network formation.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/94749
Arquivos Descrição Formato
000916459.pdf (2.789Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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