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dc.contributor.advisorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcos da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-25T01:53:09Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94750pt_BR
dc.description.abstractTexto de um pensamento da diferença em Educação, esta Tese escreve a tese de que a pedagogia pode ser afirmada como uma atividade de criação. Define o que é ter uma ideia pedagógica; afirma a didática enquanto criação em um plano pedagógico; e o currículo como atualização de uma ideia em pedagogia. Escrita com o método de dramatização de Gilles Deleuze, ela enfatiza o drama e não o logos. E dramatiza: o Currículo de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS; uma linhagem de pedagogos que inclui, entre outros, Osman Lins, Roland Barthes, Haroldo de Campos; e a aula como espaço-tempo de criação. Texto de um pedagogo, didata e curriculista, a Tese escreve: planos e dramas de aulas; didáticas escriturais, de transcriação e neobarrocas; retratos pedagógicos; modos de deslocamento por planos pedagógicos; e dramas curriculares. Esta Tese funciona como dramatização de uma ideia em pedagogia, que consiste em afirmar tal atividade como criadora de didáticas, que se atualizam em currículos. E enquanto texto pedagógico deseja que a sua leitura funcione como um objeto de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAs a text about a thought of difference in Education, this dissertation writes the thesis that pedagogy can be asserted as a creation activity. It defines what it is to have a pedagogical idea; it braces didatics as creation in an educational plan, and the curriculum as an update of an idea in pedagogy. It has been written under Gilles Deleuze’s method of dramatization, it emphasizes the drama and not the logos. And it also dramatizes: the Curriculum of UFRGS’s Pedagogy undergraduate course, a lineage of pedagogues that includes, among others, Osman Lins, Roland Barthes, Haroldo de Campos; and the classroom as a space-time setting of creation. As a text of a pedagogue, a teacher and a curriculist individual, the dissertation writes: plans and dramas of classes; trans-creation and neo-baroque scriptural didactics; pedagogical representations; dislocation modes by educational plans; and curricular dramas. This dissertation works as a dramatization of an idea in pedagogy, which consists in affirming such activity as didactic creator, which is updated in curricula. And as a pedagogic text which wishes its reading to work as a learning object.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreationen
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectClassen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectDramatizaçãopt_BR
dc.subjectDidacticen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleMétodo de dramatização da aula : o que é a pedagogia, a didática, o currículo?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000916461pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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