Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.contributor.authorBonelli, Sônia Maria de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-25T01:53:12Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94754pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: ressignificando a formação de professores analisou dois Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia, quanto ao ensino de Ciências, estabelecendo relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso dessa área; investigou como está sendo desenvolvido o ensino de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental que recebem estagiárias dos cursos de Pedagogia e analisou depoimentos de alunas estagiárias de Pedagogia acerca do que estudaram/aprenderam/ensinaram, a partir da disciplina de Metodologia de Ciências, visando ao desenvolvimento de um sujeito crítico. A tese que sustentou o trabalho desenvolvido foi a seguinte: o desenvolvimento de um sujeito crítico e alfabetizado cientificamente para o século XXI deve perpassar o ensino de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Autores como Borges, Freire, Gandin, Hodson, Hurd, Krahe, Kindel, Nóvoa, Reis, Rossato, Santos e Tardif & Lessard fundamentaram o trabalho que foi realizado como Estudo de Caso sobre o ensino de Ciências, por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva. Com base no referencial teórico utilizado, ficou evidente que, por intermédio do ensino de Ciências, é possível o desenvolvimento de um pensamento crítico, tanto em cursos de formação docente quanto na educação básica, por meio de diferentes estratégias didáticas: desenvolvimento do raciocínio, estímulo à curiosidade, trabalhos em grupo, discussões que envolvam controvérsias científicas, produção de textos argumentativos, dramatizações, saídas de campo, entre outras. A pesquisa encerra na crença de que o ensino de Ciências promove o desenvolvimento de um sujeito crítico e alfabetizado cientificamente para o século XXI; promove a compreensão do outro para uma convivência melhor e, acima de tudo, permite o resgate do humano daquele que vê no outro o seu semelhante.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the research “The Teaching of Science in Elementary Education: giving new meaning to teachers’ education”. Two Pedagogy Course pedagogical projects related to the teaching of science were analysed, establishing connections with the national curriculum guidelines for courses in this area. We investigated how the teaching of science in elementary schools, that receive pedagogy student teachers is being developed. From students teachers, who studied / learned / taught the discipline of science methodology, we collected and analyzed testimonials about pedagogy training practices aiming at the development of a critical subject. The thesis that sustained this project was as follows: the development of a critical and scientifically literate subject for the 21st century must pervade the teaching of science in the first years of elementary school. Authors such as Borges, Freire, Gandin, Hodson, Hurd, Krahe, Kindel, Nóvoa, Reis, Rossato, Santos & Tardif and Lessard substantiate the project that was performed as a case study about the teaching of science, by means of a qualitative descriptive study. Based on the theoretical framework used, it became evident that through the teaching of science, it is possible to develop critical thinking, both in teacher education courses and basic education, through different didactic strategies: developing thinking, stimulating curiosity, group work, discussions involving scientific controversies, production of rational texts, drama, field trips, among others. The research project finishes on the belief that the teaching of science promotes the development of a critical and scientifically literate subject for the 21st century, an understanding of each other for better living and, above all, allows for redemption of those who see in others their neighbor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCritical educationen
dc.subjectEducation in the 21st centuryen
dc.titleO ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : ressignificando a formação de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000916435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples