Repositório Digital

A- A A+

Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física

.

Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Outro título Misconceptions about wave-particle duality : a research performed on a physics teacher preparation course
Autor Pereira, Alexsandro Pereira de
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
Resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório.
Abstract This paper presents the results of a research about pre-service teacher’s conceptions of wave-particle duality. We have developed, validated and applied an instrument consisting of 16 objective questions about photoelectric effect, double-slit experiment and Mach-Zehnder interferometer. The results have shown that most students can’t clearly identify in which experimental situations the quantum objects (photons and electrons) behave like a particle or like a wave.
Contido em Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 1 (2009), p. 366-386
Assunto Dualidade onda-partícula
Ensino de fisica
Física quântica
Professor : Formacao : Fisica
[en] Misconceptions
[en] Pre-service physics teacher
[en] Wave-particle duality
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94786
Arquivos Descrição Formato
000687369.pdf (110.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.