Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-26T01:53:12Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1579-1513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94790pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a discursive analisys of interactions among nine students of Physics education course in a didactic activity mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The focuses of this research are directed to the analysis of tensions on the students’ utterances in the light of sociocultural framework and evaluate the extent of quantum physics meanings creation and development in classroom context, through the use of language and semiotical tools. The main results of our analysis shows that: (a) in collaborative activities with other students, one of them always assumes the role of most capable partner; (b) the explicative actions of the most capable partner generally contains signals of egocentric speech; (c) some debates among students are characterized by a process analogous to the socially distributed cognition phenomena; (d) some utterances constitute speech genres on typical instruction situations in quantum physics; (e) the actions mediated by the virtual interferometer had acted, in most cases, on the zone of proximal development, making possible the construction and the negotiation of new meanings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 2 (2009), p. 376-398pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectQuantum physics conceptsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMach- Zehnder interferometeren
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPreservice teacher formationen
dc.subjectInterferômetros de Mach-Zehnderpt_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.titleO ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnderpt_BR
dc.title.alternativeResearching quantum physics teaching in the sociocultural framework : a debate analysis among pre-service teachers mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometeren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000703518pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples