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Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica

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Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica

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Título Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica
Outro título High school physics teachers’ conceptions and difficulties in the conceptual field of scientific modeling
Autor Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Resumo Modelos e modelagem científica são indispensáveis à construção do conhecimento científico e, portanto, devem ocupar um lugar de destaque no Ensino de Ciências. Neste estudo propomos uma estrutura conceitual de referência para a modelagem científica em Física, com fins didáticos, que resulta da aproximação entre a teoria dos campos conceituais de Vergnaud e a epistemologia de Mario Bunge. Adotando o estudo de caso como estratégia de pesquisa no contexto de um curso de extensão a distância (40 horas), buscamos identificar concepções e dificuldades apresentadas por oito professores do ensino médio no enfrentamento de situações apresentadas na forma de tarefas enfocando aspectos conceituais da ECR proposta. Os resultados indicam que os professores confundem modelos científicos com teorias, enunciados de lei, equações, analogias e situações. Além disso, apresentam dificuldades em relação a diversos conceitos envolvidos nos processos de construção e análise da razoabilidade dos resultados obtidos pelos modelos científicos, tais como: idealização, aproximação, referente, variável, parâmetro, domínio de validade e grau de precisão. Esses resultados serão considerados no delineamento de futuras situações que permitam investigar procedimentos e modos de raciocínio utilizados pelos professores quando estão envolvidos em atividades de modelagem científica em Física.
Abstract Scientific models and modeling are essential to the construction of scientific knowledge and therefore should occupy a prominent place in science education. In this study we propose a conceptual structure of reference for scientific modeling in physics, with didactic purposes, the result of convergence between Vergnaud’s conceptual fields’ theory and Mario Bunge’s epistemology. Adopting the case study as research strategy in a 40-hour distance leraning course, we identify conceptions and difficulties presented by eight high school teachers in coping with the situations presented in the form of tasks focusing on conceptual aspects of the proposed structure. The results indicate that teachers understand scientific models as theories, laws, equations, analogies and situations. Moreover, they present difficulties with regard to many concepts involved in the construction and validation of scientific models, such as: idealization, approximation, referent, variable, parameter, context of validity and degree of precision. These results will be taken into account in the design of future situations that allow the investigation of the implicit knowledge in the assimilation schemes of teachers.
Contido em Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 9, no. 3 (2010), p. 669-695
Assunto Ensino de fisica
Formação de professores
Modelos científicos
[en] Conceptual fields
[en] Scientific modeling
[en] Teacher’s formation
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94798
Arquivos Descrição Formato
000759054.pdf (289.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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