Repositório Digital

A- A A+

Incidência e fatores de risco de lesões em jogadores de futsal portugueses

.

Incidência e fatores de risco de lesões em jogadores de futsal portugueses

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Incidência e fatores de risco de lesões em jogadores de futsal portugueses
Autor Serrano, João Manuel
Shahidian, Shakib
Voser, Rogerio da Cunha
Leite, Nuno
Resumo Introdução: A reduzida expressão de estudos publicados sobre a incidência de lesões no Futsal em Portugal justificou a realização deste trabalho. Objetivo: Identificar as potenciais causas de lesões nesta modalidade, referência para o desenvolvimento de protocolos específicos de prevenção de lesões. Métodos: A amostra foi constituída por 411 jogadores federados de Futsal em Portugal, masculinos e femininos, de diferentes níveis competitivos. Foram utilizados os dados coletados num questionário com informação retrospectiva. O tratamento estatístico consistiu na análise inferencial entre grupos através do teste de Kruskal-Wallis e do teste para dados não paramétricos de Mann-Whitney (nível de significância de 5%). Resultados: Os resultados confirmaram a entorse da articulação tíbio–társica como a lesão de maior incidência (48,8% do total) no Futsal. As lesões com período de impedimento entre oito e 28 dias tiveram a maior expressão (52,7% do total). Este estudo não revelou diferenças significativas em relação ao gênero ou posição em que os jogadores ocupam na quadra sobre a incidência, o tipo ou a região anatômica das lesões. No entanto, verificou-se significativamente maior incidência de entorses e contraturas em situação de treino e maior incidência de roturas musculares e fraturas em jogo, sendo que essas últimas provocaram um período de impedimento maior para os atletas. Também se verificou significativamente maior incidência de lesões articulares ou ósseas, entorses e fraturas, em resultado do contato com adversários e maior incidência de lesões musculares ou ligamentares sem contato com adversários. Os resultados não evidenciaram diferenças significativas na lateralidade das lesões.
Abstract Conclusion: The results highlight the importance of specific programmes for ankle sprain injury prevention, specially in early stages, regardless of their position on the field of play, especially in situations of contact with opponents. Conclusão: Os resultados realçam a importância de programas específicos de prevenção da entorse da tíbio-társica, especialmente nas crianças e jovens, independentemente da posição que ocupam na quadra, particularmente em situações de contato com adversários.
Contido em Revista brasileira de medicina do esporte. Vol. 19, n.2 (mar./abr. 2013), p. 125-132
Assunto Futebol de salão
Lesões
Prevenção
[en] futsal
[en] injury
[en] prevention
[en] retrospective study
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94909
Arquivos Descrição Formato
000878773.pdf (167.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.