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dc.contributor.advisorGugliano, Alfredo Alejandropt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Priscila Alvespt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:35Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94970pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho, apresenta-se uma reflexão teórica sobre o movimento estudantil brasileiro com base nos trabalhos acadêmicos produzidos sobre o tema na última década (2002 a 2012) e, na análise de 14 estatutos de Diretórios Centrais de Estudantes, contemplando as 5 regiões do país. Considerando as evidências empíricas do distanciamento observado entre o movimento estudantil e os estudantes atualmente, o presente trabalho tem seu foco na ampliação do conhecimento sobre a realidade política específica do movimento estudantil, tendo como pano de fundo o campo da Ciência Política contemporânea. O objetivo deste estudo é analisar os processos de participação e representação presentes no movimento estudantil brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo prioritariamente qualitativo, onde os dados foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado da análise dos dados, pode-se verificar que diferentes perspectivas sobre movimento estudantil são abordadas, porém um número reduzido de artigos trabalham com o tema da participação política. Além disso, a análise dos estatutos das entidades selecionadas, permitiu uma avaliação sobre os espaços de representação presentes nos DCE's, além de apontar dificuldade de inserção de uma participação estudantil de fato no sistema de organização do movimento estudantil.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a theoretical reflection about the Brazilian student movement based on academic papers about the theme produced over the last decade (2002 to 2012) and analysis of 14 statutes of Students Central Directory, including the 5 regions of the country. Considering the empirical evidences of the noticed gap between the student movement and the students currently, this work focuses on extending knowledge about the specific political reality of the student movement, having as background the field of the contemporary Political Science. The aim of this study is to analyze the processes of participation and representation present in Brazilian student movement. Therefore, a primarily qualitative study was conducted, where the data were collected from bibliographic and documental research. As a result of the data analysis, it can be seen that different perspectives about the student movement are covered, but few articles deal with the issue of political participation. Furthermore, the analysis of the statutes of the selected entities allowed an assessment of representation spaces present in SCD's (Students Central Directory), also pointing out the difficulty of really inserting student participation in the organizational system of the student movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectBrazilian student movementen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectPolitical participationen
dc.titleA crise de representatividade do movimento estudantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915300pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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