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dc.contributor.advisorMoya, Mauricio Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Thiago Kielingpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:36Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94971pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procurou investigar o contexto em que se insere a produção de conhecimento científico, em especial que tange aquele relacionado à racionalização do espaço urbano; levando em consideração as questões a respeito do “campo científico” de Bourdieu. Dessa forma, nos remetemos ao Planejamento Urbano e Regional, como subárea de conhecimento onde isto acontece, com o intuito de estudar e compreender como o campo científico em que o produtor de conhecimento (discente ou docente) vinculado a um programa de pós-graduação nesta subárea se estabelece. O estudo desenvolveu-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) junto ao Programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), e utilizou metodologia quantitativa e qualitativa, através de revisão bibliográfica e construção de banco de dados. Os resultados remetem à existência de um campo, caracterizado por domínio de arquitetos (75% entre os discentes e 68% entre os docentes) e, ainda, apresenta como alta a presença feminina nos extratos menos nobres da produção científica (65% dos títulos defendidos nos programas de mestrado e doutorado entre 2001 e 2012 foram para mulheres) e um equilíbrio quando levamos em consideração o quadro docente (mais nobre).pt_BR
dc.description.abstractThe present study sought to investigate the context in which it operates the production of scientific knowledge, in particular concerning that related to the rationalisation of urban space; taking into consideration the issues regarding "scientific field" of Bourdieu. In this way, we will refer to the urban and Regional planning, as sub-area of knowledge where this happens, in order to study and understand how the scientific field in which the producer of knowledge (teacher or student) linked to a graduate program in this sub-area is established. The study was developed at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the graduate program in urban and Regional Planning (PROPUR), and used quantitative and qualitative methodology, through literature review and database construction. The results refer to the existence of a field, characterized by domain of Architects (75% among the students and 68% among the teaching staff) and also presents as high female presence in less ennobling extracts of scientific production (65% of the titles defended master and PhD programmes between 2001 and 2012 were to women) and a balance when we take into account the teaching (more noble).Keywords: urban and Regional planning, Scientific Field, production of knowledge, scientific knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subjectUrban and regional planningen
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectScientific fielden
dc.subjectProduction of knowledgeen
dc.subjectScientific knowledgeen
dc.titlePlanejamento urbano e regional : campo e sujeitos do PROPUR - UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915301pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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