Repositório Digital

A- A A+

Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem

.

Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
Autor Borges, Fancy Jardim
Orientador Bulla, Gabriela da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Italiano: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua portuguesa
Gramática
Prática docente
[it] Grammatica
[it] Insegnamento di portoghese
[it] Pratica docente
Resumo A presente pesquisa tem por objetivo verificar e responder como ensinar gramática no contexto de um projeto de aprendizagem orientado pela perspectiva sociointeracionista da linguagem. Para responder tal questionamento, juntamente com outras quatro colegas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência , elaborei um projeto de ensino-aprendizagem sobre contos de literatura africana. Tal projeto, orientado pela concepção interacionista da linguagem, foi desenvolvido com alunos participantes das oficinas do P.I.B.I.D. na E.E.E.F Padre Balduíno Rambo, localizada na periferia de Porto Alegre. Para compor essa pesquisa, durante o desenvolvimento do projeto de ensino-aprendizagem foram gerados os dados analisados nessa pesquisa. Nesse trabalho, os dados utilizados são analisados a fim de apresentar como na prática docente é possível unir a teoria á prática de ensino de língua portuguesa e, desse modo, levar o aluno a refletir sobre a língua em uso e não apenas decorar regras que não fazem sentido no seu cotidiano.
Riassunto Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/94973
Arquivos Descrição Formato
000917137.pdf (1.998Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.