Repositório Digital

A- A A+

Relato de uma experiência : o ensino de literatura brasileira nas escolas públicas

.

Relato de uma experiência : o ensino de literatura brasileira nas escolas públicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relato de uma experiência : o ensino de literatura brasileira nas escolas públicas
Outro título Ensino de literatura brasileira nas escolas públicas
Outro título Relato de experiência
Autor Schott, Elzira Monteiro Lobão
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino
Escola
Literatura
[en] Literature
[en] School
[en] Teaching
Resumo O presente trabalho visa discutir como ocorre o ensino de literatura, fundamental, em uma escola pública brasileira, bem como apresentar as dificuldades em se propor a realização de ensino desta de forma inteligente, criativa e prazerosa. Pretende discutir acerca da metodologia usada pelo professor, à metodologia exigida pela escola, o limitado hábito de ler do aluno, entre outros fatores que transformam o ensino de literatura pouco atrativo, cansativo e ineficaz. Entender qual o papel do ensino de literatura no currículo escolar, qual a objetividade ao ensiná-la, qual sua possível ação sobre o aluno, seu comprometimento com a realidade, sua influência na língua, sua importância no desenvolvimento de estruturas de pensamento, como ela reverbera no desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno.
Abstract This paper aims to discuss how fares the teaching of literature in elementary school, in Brazilian public schools, as well as presenting difficulties in proposing the realization of teaching this smart, creative and enjoyable. Discuss about the methodology used by the teacher, the methodology required by the school, the limited reading habit of students, among other factors that transform the teaching of literature unattractive, tiring and ineffective. Understanding the role of the teaching of literature in the school curriculum, which objectivity to teach it, what its possible action on the student's commitment to reality, their influence on language, its importance in the development of structures of thought, as she reverberates in the development of logical reasoning of the student.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/94974
Arquivos Descrição Formato
000917176.pdf (517.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.