Repositório Digital

A- A A+

A escrita como ato de linguagem

.

A escrita como ato de linguagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A escrita como ato de linguagem
Autor Guedes, Débora Chaves
Orientador Naujorks, Jane da Costa
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Enunciação
Escola
Escrita
Subjetividade
Sujeito
[es] Enunciación
[es] Escrita
[es] Escuela
[es] Subjetividad/sujeto
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino/aprendizagem da escrita na escola, assim como visa contemplar a forma como o aluno se insere como sujeito em seu texto. Para tal fim, faremos uma retomada de como a escrita é na escola e como ela deveria ser - escrita na/para a escola. Como objeto de análise, teremos a produção textual de um aluno do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre, oriunda da pesquisa que fiz para o Estágio de Língua Portuguesa, a fim de produzir o projeto pedagógico que seria trabalhado com os alunos durante esse período. Para tal análise utilizaremos a fundamentação teórica do Linguista Émile Benveniste, sobre Teoria da Enunciação, averiguando como o aluno se apropria de seu discurso e se torna sujeito/interlocutor de seu texto. Por fim, pretendemos que este trabalho se torne referência para um ensino centrado no texto.
Resumen La presente tesina tiene por objetivo comprender la enseñanza/aprendizaje de la escrita en la escuela, así como se propone a contemplar sobre como el alumno se inserta como sujeto de su texto. Para este propósito, haremos un repaso de cómo es la escrita en la escuela y como ella hubiera ser – escrita en la/para la escuela. Como objeto de análisis, tenemos la producción textual de un alumno de segundo año de la Enseñanza Media de una escuela de la red pública de Porto Alegre, oriunda de la investigación que hice para la práctica de Lengua Portuguesa, afín de producir el proyecto pedagógico que sería trabajado con los alumnos durante ese periodo. Para esta análisis utilizaremos la fundamentación teórica del Lingüista Émile Benveniste, sobre Teoría de Enunciación, averigüé como el alumno se apropia de su discurso y se vuelve sujeto/interlocutor de su texto. Por fin, pretendemos que este trabajo se torne referencia para una enseñanza centrada en el texto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/94975
Arquivos Descrição Formato
000917189.pdf (723.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.