Repositório Digital

A- A A+

Interpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevância

.

Interpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevância
Autor Goulart, Paula Silvana Gama
Orientador Goldnadel, Marcos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Charge
Ensino
Teoria da relevância
[es] Enseñanza
[es] Teoría de la relevancia
[es] Viñetas
Resumo Este trabalho procura analisar o processo de compreensão de charges publicadas em jornal a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância e faz uma reflexão sobre a influência de dois fatores envolvidos no processo de interpretação de textos, a acessibilidade de conteúdos e a complexidade inferencial. Para tanto, submete alunos de primeiro e terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre a um teste que solicita a explicitação da interpretação de quatro charges escolhidas a partir de dois critérios acessibilidade e complexidade inferencial, com as variantes mais ou menos acessível e mais ou menos complexo. Os resultados revelaram que a maior complexidade inferencial e a menor acessibilidade de suposições inferenciais dificultam a interpretação dos textos. Esses resultados, além de confirmarem as hipóteses construídas a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância, sugerem caminhos possíveis para o aprimoramento das práticas de ensino da disciplina de língua portuguesa.
Resumen Esta monografía busca analizar el proceso de viñetas publicadas en un periódico a partir del referencial teórico de la TR y hace una reflexión sobre la influencia de dos factores involucrados en el proceso de interpretación de textos, la accesibilidad de contenidos y la complejidad inferencial. Para tanto, somete alumnos de primer y tercer años de la enseñanza secundaria de una escuela pública ubicada en Porto Alegre a un test que requiere la explicación de la interpretación de cuatro viñetas elegidas a partir de de las variables accesibilidad y complejidad inferencial, con las variables más o menos accesible y más o menos compleja. Los resultados revelaron que la mayor complejidad inferencial y la menor accesibilidad de suposiciones inferenciales dificultan la interpretación de los textos. Esos resultados, además de confirmaren las hipótesis construidas a partir del referencial teórico de la Teoría del Relevancia, sugieren caminos posibles para la mejoría de las prácticas de enseñanza de la asignatura de lengua portuguesa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/94994
Arquivos Descrição Formato
000916469.pdf (997.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.