Repositório Digital

A- A A+

Formação para nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar : uma avaliação da efetividade

.

Formação para nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar : uma avaliação da efetividade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação para nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar : uma avaliação da efetividade
Outro título Training for nutritionists working on the Brazilian School Nutrition Program : an evaluation of its effectiveness
Autor Scarparo, Ana Luiza Sander
Oliveira, Viviani Ruffo de
Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte
Ruiz, Eliziane Nicolodi Francescato
Fernandes, Patrícia Fogaça
Zys, Júlia Zanchetta
Moulin, Cileide Cunha
Abstract This article seeks to verify the effectiveness of training for nutritionists conducted by the Cooperation Center for Student Food and Nutrition of the Federal University of Rio Grande do Sul (CECANES UFRGS), between 2007 and 2009. The focus of the evaluation was to observe the perception of those subjects with regard to achieving the objectives of the training and the potential of the training topics covered in the training in order to change the day-to-day work of the Brazilian School Nutrition Program (PNEA). Methodology developed by the CECANES UFRGS team was used for the evaluation of effectiveness. Data collection was conducted with 118 nutritionists who work in school nutrition in the state of Rio Grande do Sul by filling out an electronic questionnaire specifically designed for this study. In the analysis of the results it was revealed that the training fulfilled its objectives (P < 0.05), making the assignments and what is expected of the professionals at PNAE clear to more than 95% of the nutritionists. When the participants were asked about the obstacles encountered, they reported difficulty in adapting the theory covered in the training with the reality in which they act. The themes addressed contributed to the promotion of changes in the implementation of management practices in the PNAE.
Resumo O objetivo deste artigo é verificar a efetividade das formações de nutricionistas realizadas pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANES UFRGS), entre 2007 e 2009. O foco da avaliação foi a percepção destes atores quanto à consecução dos objetivos da formação e quanto ao potencial das temáticas da formação em alterar o dia a dia de trabalho no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para avaliação da efetividade foi utilizada a metodologia elaborada pela equipe do CECANES da UFRGS. A coleta de dados foi realizada com 118 nutricionistas, que atuam na alimentação escolar no RS, através de preenchimento de questionário eletrônico elaborado especificamente para esse trabalho. Observou-se que a formação cumpriu seus objetivos (P < 0,05), deixando claro para mais de 95% dos nutricionistas as atribuições e o que se espera do profissional no PNAE. Quando questionados sobre os obstáculos encontrados, os participantes relatam dificuldade em adaptar a teoria abordada na formação à realidade em que atuam. As temáticas trabalhadas contribuíram para a promoção de mudanças na execução do PNAE, principalmente em termos de difusão e atualização das normas e objetivos e na troca de experiências e práticas eficientes de gestão.
Contido em Ciência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 4 (2013), p. 1001-1008
Assunto Alimentação escolar
Efetividade
Nutricionista
[en] Alimentação escolar
[en] Efetividade
[en] Formação
[en] Nutricionista
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95004
Arquivos Descrição Formato
000896740.pdf (108.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.