Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScarparo, Ana Luiza Sanderpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Viviani Ruffo dept_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuertept_BR
dc.contributor.authorRuiz, Eliziane Nicolodi Francescatopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Patrícia Fogaçapt_BR
dc.contributor.authorZys, Júlia Zanchettapt_BR
dc.contributor.authorMoulin, Cileide Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:47Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1413-8123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95004pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to verify the effectiveness of training for nutritionists conducted by the Cooperation Center for Student Food and Nutrition of the Federal University of Rio Grande do Sul (CECANES UFRGS), between 2007 and 2009. The focus of the evaluation was to observe the perception of those subjects with regard to achieving the objectives of the training and the potential of the training topics covered in the training in order to change the day-to-day work of the Brazilian School Nutrition Program (PNEA). Methodology developed by the CECANES UFRGS team was used for the evaluation of effectiveness. Data collection was conducted with 118 nutritionists who work in school nutrition in the state of Rio Grande do Sul by filling out an electronic questionnaire specifically designed for this study. In the analysis of the results it was revealed that the training fulfilled its objectives (P < 0.05), making the assignments and what is expected of the professionals at PNAE clear to more than 95% of the nutritionists. When the participants were asked about the obstacles encountered, they reported difficulty in adapting the theory covered in the training with the reality in which they act. The themes addressed contributed to the promotion of changes in the implementation of management practices in the PNAE.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é verificar a efetividade das formações de nutricionistas realizadas pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANES UFRGS), entre 2007 e 2009. O foco da avaliação foi a percepção destes atores quanto à consecução dos objetivos da formação e quanto ao potencial das temáticas da formação em alterar o dia a dia de trabalho no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para avaliação da efetividade foi utilizada a metodologia elaborada pela equipe do CECANES da UFRGS. A coleta de dados foi realizada com 118 nutricionistas, que atuam na alimentação escolar no RS, através de preenchimento de questionário eletrônico elaborado especificamente para esse trabalho. Observou-se que a formação cumpriu seus objetivos (P < 0,05), deixando claro para mais de 95% dos nutricionistas as atribuições e o que se espera do profissional no PNAE. Quando questionados sobre os obstáculos encontrados, os participantes relatam dificuldade em adaptar a teoria abordada na formação à realidade em que atuam. As temáticas trabalhadas contribuíram para a promoção de mudanças na execução do PNAE, principalmente em termos de difusão e atualização das normas e objetivos e na troca de experiências e práticas eficientes de gestão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 4 (abr. 2013), p. 1001-1008pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEfetividadeen
dc.subjectNutricionistaspt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectAlimentação escolaren
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectFormaçãoen
dc.subjectNutricionistaen
dc.titleFormação para nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar : uma avaliação da efetividadept_BR
dc.title.alternativeTraining for nutritionists working on the Brazilian School Nutrition Program : an evaluation of its effectivenessen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000896740pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples