Repositório Digital

A- A A+

Planejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhos

.

Planejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhos
Autor Silveira, Gisele Fredes da
Orientador Bulla, Gabriela da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Autoria
História em quadrinhos
Projeto de ensino
[en] Authorship
[en] Comic books
[en] Learning project
[en] Tasks
Resumo Conhecendo a importância e a validade do trabalho com o gênero histórias em quadrinhos na escola, o presente trabalho de conclusão de curso partiu da seguinte reflexão: como eu, professora de língua portuguesa, poderia contribuir para que meus alunos se tornassem autores de HQ (história em quadrinhos)? Para responder a essa questão, proponho um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de HQ e desenvolvo-o com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre. Esse projeto articula tarefas do livro didático adotado pela escola e tarefas e atividades pedagógicas da unidade didática por mim elaborada, pois observei que, no livro didático, apenas foram propostas tarefas de leitura e interpretação de histórias em quadrinhos, mas não de produção de HQ. Após a elaboração e implementação desse projeto de aprendizagem, proponho uma reflexão sobre as produções textuais de HQ dessa turma, relacionando-as com as tarefas e atividades pedagógicas desenvolvidas durante o projeto. Desse modo, pude relacionar conhecimentos construídos durante o projeto às produções textuais dos alunos, assim como identificar inadequações nessas produções, as quais me permitiram refletir sobre outras tarefas que poderiam ter sido elaboradas visando à construção de novos conhecimentos sobre HQ.
Abstract Knowing the importance and the validity of the work with the comic books genre in school, the following final report sets the following reflection: how could I, as a Portuguese language teacher, can help my students become comic books authors? To answer this question, I propose a learning project to promote the authorship of comics and develop it with a 6th grade class of a private middle school from Porto Alegre. This project articulates tasks from the textbook adopted by the school and from pedagogical activities of the teaching elaborated by myself, because I noticed that, in the textbook, the only proposed tasks regarding comics are text reading and interpretation, but not the production of a comic book. After the learning project elaboration and implementation, I propose a reflection about the textual productions of this class, relating them to the pedagogical tasks and activities developed during the project. Therefore, I was able to relate knowledge built during the project with the textual productions of the students, and identify inadequacies on them. This allowed me to reflect about other tasks that could have been made focusing the gathering of new knowledge about comic books.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95013
Arquivos Descrição Formato
000916908.pdf (4.789Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.