Repositório Digital

A- A A+

Lazarilho de Tormes : uma filosofia de aprendizagem

.

Lazarilho de Tormes : uma filosofia de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Lazarilho de Tormes : uma filosofia de aprendizagem
Autor Leal, Gabriela Milani
Orientador Castiglioni, Ruben Daniel Méndez
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Lazzarillo de Tormes
Machiavelli, Niccolò 1469-1527.
Romance picaresco
Rotterdam, Erasmo de 1467-1536.
[es] Maquiavel
[es] Novela picaresca
Resumo Publicado anonimamente, Lazarilho de Tormes é um romance epistolar de caráter confessional, cuja narrativa é uma crítica – tecida em ironia – à sociedade de sua época. O objetivo desse trabalho é analisar a obra e a personagem do protagonista em relação às ideias propaladas no século XVI – especialmente por Erasmo de Rotterdam e por Maquiavel. Os conceitos de honra, de virtude e de prudência serão fundamentais para compreender a dimensão da denúncia feita pelo pícaro, bem como para comprovar que a profundidade de seu discurso vai além do que seria de se esperar do mero anti-herói. Lázaro representa o surgimento do individualismo moderno, quando o mundo ocidental deixa a Idade Média e inaugura um modo de produção que estabelece relações de exploração que possibilitam a corrida pela ascensão social a qualquer preço.
Resumen Publicado anónimamente, Lazarillo de Tormes es una novela epistolar de carácter confesional, cuya narrativa es una crítica – tejida en la ironía – a la sociedad de su época. El objetivo del presente trabajo es analizar la obra y el personaje del protagonista en relación a las ideas propaladas en el siglo XVI – especialmente por Erasmo de Rotterdam e por Maquiavel. Los conceptos de honor, de virtud y de prudencia serán fundamentales para comprender la dimensión de la denuncia hecha por el pícaro, bien como para comprobar que la profundidad de su discurso va más allá de lo que sería de esperarse del mero anti-héroe. Lázaro presenta el surgimiento del individualismo moderno, cuando el mundo occidental deja la Edad Media e inaugura un modo de producción que establece relaciones de exploración que posibilitan la carrera por la ascensión social a cualquier precio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95015
Arquivos Descrição Formato
000916911.pdf (662.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.