Repositório Digital

A- A A+

Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas

.

Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
Autor Teixeira, Silvani Soares
Orientador Sturm, Ingrid Nancy
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Autoria
Discurso
Ensino
Lenda urbana
[en] Authorship
[en] Discourse
[en] Teaching
[en] Urban legend
Resumo No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita.
Abstract In the present paper I seek to draw closer, under the theoretical assumptions of the Discourse Analysis, notions of authorship and teaching based on the examinations of authorship evidence present in school essays. The corpus for this analysis was selected among essays written by students of a regular public school of Porto Alegre during my teaching internship through the Reading and writing of Urban Legends project. In a first moment, the Discourse Analysis‟ contributions towards the discussion of the notion of authorship are brought into focus. Next, the relations between current teaching practice and the emerging of authorship regarding the teaching project are explored. Finally, the discussion brought forth through the examinations of theses evidences and the conditions to incorporate authorship in the writing classes concludes this paper.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95019
Arquivos Descrição Formato
000916190.pdf (365.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.