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A implementação do programa inglês sem fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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A implementação do programa inglês sem fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Título A implementação do programa inglês sem fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Scortegagna, Bruno
Orientador Sarmento, Simone
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ciclo de Políticas Públicas
Inglês sem fronteiras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
[en] English without borders
[en] Policy cycle approach
[en] UFRGS
Resumo Este trabalho de conclusão de curso busca descrever o processo de implementação do programa Inglês sem Fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é demonstrar que esse processo se dá de maneira complexa e existem vários fatores que implicam na modificação do plano original. Para tal, utilizou-se a abordagem do ciclo de políticas públicas (Policy Cycle Approach) proposto por Ball (1992, 1994a). O ciclo é composto por cinco contextos interligados, sem linearidade ou temporalidade (o contexto de influência, o contexto da produção de texto, o contexto de prática, o contexto dos resultados/efeitos e o contexto de estratégia política). Neste trabalho o contexto de prática foi privilegiado, pois a análise realizada utilizou dados do programa em um dos seus contextos de uso, a UFRGS. Para tal, as atividades do Inglês sem Fronteiras na UFRGS até o presente momento foram analisadas e descritas. Ainda foi feita uma entrevista com duas professoras bolsistas do programa a fim de verificar sua percepção sobre a implementação do programa na UFRGS. Ao fim do trabalho percebeu-se que o Inglês sem Fronteiras teve especificidades na implementação local, assim como previsto pela abordagem do ciclo de políticas públicas.
Abstract This paper seeks to describe the process of implementing the program English without Borders at the Federal University of Rio Grande do Sul. The objective is to demonstrate that this process occurs in a complex way and there are several factors that imply the modification of the original plan. This way, I used the Policy Cycle Approach, proposed by Ball (1992 , 1994a ) . The cycle consists of five interconnected contexts without linearity or temporality (the context of influence, the context of text production, the context of practice , the context of results/effects and the context of political strategy) contexts . In this study the context of practice was privileged because the analysis used data from the program in one of its contexts of use, UFRGS . For this, the activities performed at UFRGS related to the English without Borders were described and analyzed. Furthermore, an interview was conducted with two teachers, Fellows of the program, in order to ascertain their perceptions of program implementation at UFRGS . By the end of the research I noticed that the English without Borders had its local specificities in implementation process, as already predicted by the Policy Cycle Approach.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95040
Arquivos Descrição Formato
000917339.pdf (709.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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