Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorScholl, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-08T02:03:29Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95052pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposes the development of a satisfactory language background questionnaire aiming to evaluate the linguistic profile of Brazilian bilingual individuals and to be used in research about bilingualism. First, we define some basic concepts about bilingualism and, based on the existing literature about the subject, the three main criteria in assessing bilinguals for a complete understanding of the individuals’ experiences: (i) age of acquisition; (ii) domains of use; and (iii) proficiency. In light of the defined criteria, we analyzed three recent language background questionnaires: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); and (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Even though the questionnaires are intended to be effective, we found that they do not include questions which comprehend satisfactorily all the essential elements discussed. Finally, we propose a version of a language background questionnaire, containing groups of questions that reflect the theoretical discussions made, that can be used in research including samples of adult Brazilian bilingual speakers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectBilingual experienceen
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectLanguage background questionnaireen
dc.titleElaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilínguespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples