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Recrutamento de participantes no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto

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Recrutamento de participantes no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto

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Título Recrutamento de participantes no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto
Outro título Participants recruitment in ELSA-Brasil (Brazilian Longitudinal Study for Adult Health)
Autor Aquino, Estela Maria Motta Lima Leão de
Araujo, Maria Jenny Silva
Almeida, Maria da Conceição Chagas de
Silva, Patrícia Conceição da
Andrade, Célia Regina de
Cade, Nagela Valadão
Carvalho, Marilia Sá
Figueiredo, Roberta Carvalho de
Fonseca, Maria de Jesus da Conceição Ferreira
Gonçalves, Luana Giatti
Menezes, Greice Maria de Souza
Nunes, Maria Angélica
Souza, Angelita Gomes de
Vasconcellos-Silva, Paulo Roberto
Vigo, Álvaro
Resumo OBJETIVO: Apresentar as estratégias de comunicação e recrutamento no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e discutir os resultados alcançados na constituição da coorte. MÉTODOS: As estratégias foram voltadas à divulgação, à institucionalização e ao recrutamento propriamente dito. As ações de comunicação pretenderam promover o fortalecimento de imagem institucional positiva para o estudo, a gestão de conhecimentos e o diálogo eficaz com seu público-alvo. Foi criado web site oficial visando dialogar com diferentes públicos, funcionar como difusor científico e contribuir para a consolidação da imagem do estudo perante a sociedade. RESULTADOS: Foram recrutados 16.435 mulheres e homens, servidores ativos e aposentados de seis instituições públicas de ensino e pesquisa para constituir a coorte de 15.105 participantes. As metas de recrutamento foram plenamente alcançadas nos seis centros, com leve predomínio de mulheres e daqueles mais jovens, e um pouco menos de servidores com menor escolarização. CONCLUSÕES: As estratégias utilizadas se mostraram adequadas e essenciais para o sucesso da captação e participação dos servidores.
Abstract OBJECTIVE: To present the recruitment and communication strategies of the ELSA-Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – Brazilian Longitudinal Study for Adult Health) METHODS: The strategies were directed at dissemination, institutionalization and recruitment. The communication actions intended to promote the strengthening of a positive institutional image for the study, knowledge management and an effective dialogue with its target audience. An offi cial website was created in order to communicate with different audiences, to disseminate scientifi c knowledge, and to contribute to consolidate the image of the study within society. RESULTS: We recruited 16,435 men and women, active employees and retirees of six public institutions of education and research, to constitute the cohort of 15,105 participants. The recruitment goals were fully achieved in the six centers, with a slight predominance of women and of younger adults, and slightly fewer employees with lower level of schooling. CONCLUSIONS: The strategies used were adequate and essential to the successful inclusion and participation of the employees.
Contido em Revista de saúde pública = Journal of public health. São Paulo. Vol. 47, supl. 2 (jun. 2013), p. 10-18
Assunto Estatística aplicada
Estatística médica
[en] Cohort Studies
[en] Communication strategies
[en] Longitudinal Studies
[en] Multicenter Studies as Topic, methods
[en] Research subject recruitment
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95072
Arquivos Descrição Formato
000904761.pdf (81.00Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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