Repositório Digital

A- A A+

Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciências

.

Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciências
Outro título Gender differences in high school students’ preferences on subject matters and professional choices : connections with science education
Autor Lima Júnior, Paulo
Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ostermann, Fernanda
Resumo Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estudantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de linguagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e profissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às disparidades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um conjunto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas.
Abstract This study investigates gender differences in students’ speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin’s philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls’ discourse in different ways.
Contido em Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 119-134
Assunto Análise do discurso
Ensino de ciências
Linguagem e gênero
Relações de gênero
[en] Gender differences
[en] Language
[en] Preferences on subject matters
[en] Professional choices
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95125
Arquivos Descrição Formato
000792936.pdf (118.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.