Repositório Digital

A- A A+

O impacto de um mestrado profissional em ensino de física na prática docente de seus alunos : uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais

.

O impacto de um mestrado profissional em ensino de física na prática docente de seus alunos : uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O impacto de um mestrado profissional em ensino de física na prática docente de seus alunos : uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais
Outro título The impact of a professional master in physics education in the teaching practice of the students : a bakhtinian analysis on professional knowledge
Autor Schäfer, Eliane Dias Alvarez
Ostermann, Fernanda
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar.
Abstract This work aims to analyze the impact of a Professional Master’s in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlán and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master’s degree does not seem to shatter.
Contido em Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 87-103
Assunto Análise do discurso
Ensino de fisica
Formação de professores
[en] Master’s degree
[en] Professional knowledge
[en] Teacher training
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95130
Arquivos Descrição Formato
000913916.pdf (665.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.