Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima Júnior, Paulopt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.date.accessioned2014-05-13T02:03:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95157pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis “renda familiar”, “escolaridade do pai” e “escolaridade da mãe”. Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is based on Pierre Bourdieu’s theory (1930-2002) about the relationship between social reproduction and cultural reproduction. A relatively straightforward implication of Bourdieu’s theory is that, considering the educational system as a whole, students’ sucess in school evaluations must be related to the original position in the structure of the student of class relations (determined by the amount of cultural and economical capital available in the student’s family). However, more than predicting statistical association between social origin and school performance variables, Bourdieu’s sociology enables one to theorize on the reasons of students’ performance. Hence, aiming at evaluating and exploring the theoretical productivity of Bourdieu’s sociology of education in one of the relevant contexts of science education, we performed a statistical analysis of the number of higher and lower grades accumulated in basic physics’ evaluations concerning socio-economic data of 1007 undergraduate students in physics in a Brazilian federal university. In particular, we considered the variables “income”, “father’s education” and “mother’s education.” Amid these, the first two variables proved to be related to academic success and failure in basic physics. Implications are considered under Bourdieu’s sociology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 1 (jan/abr. 2013), p. 113-129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPierre Bourdieuen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPhysics, students’ achievementen
dc.titleAnálise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieupt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the social determinants of academic success in undergraduate courses in physics under Bourdieu’s sociology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000913928pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples