Repositório Digital

A- A A+

Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física

.

Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
Outro título From knowing to do to knowing to say : an analysis of the role of problems and of concept learning in the comprehension of physical concepts
Autor Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
Resumo Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.
Abstract In this paper we resume the discussion on procedural learning and concept learning in the light of Vergnaud´s conceptual fields theory. From an integrated perspective of both kinds of learning we argue in favor of an instructional posture that would consider both traditional paper-and-pencil problems and open-ended problems as indispensable and complementary to the understanding of physical concepts.
Contido em Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 5, n. 1 (mar. 2003), p. 53-68
Assunto Ensino de ciências
Resolução de problemas
Teoria dos campos conceituais
Teorias de aprendizagem
[en] Conceprual fields theory
[en] Conceptualisation in physics
[en] Physics problems solving
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95158
Arquivos Descrição Formato
000913935.pdf (258.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.