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dc.contributor.authorKrummenauer, Wilson Leandropt_BR
dc.contributor.authorCosta, Sayonara Salvador Cabral dapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-13T02:03:57Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95165pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning courses, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A preliminary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master’s thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 69-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectUniform circular motionen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult learningen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleUma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeA contextualized physics teaching experience for youth and adult learning en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000762464pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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