Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJou, Graciela Inchausti dept_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-16T02:05:00Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95329pt_BR
dc.description.abstractA capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os achados empíricos e as metodologias empregadas. Questões referentes à idade em que os pesquisadores entendem que emerge uma teoria da mente nas crianças e a necessidade de desenvolver uma visão que englobe os diferentes níveis de compreensão que elas têm da mente, à luz das teorias existentes, são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThe ability to understand mental states (feelings, desires, beliefs, and intentions) is a characteristic of human beings. In the last few years, several studies have been carried out to understand the development of children’s ability to interpret others’ behavior or of what has been named children's theory of mind. In this paper we discuss the relationship among theoretical approaches to theory of mind, empirical findings and methodology. Two issues are discussed: the age children’s theory of mind emerges and the need to develop an approach which will allow for the inclusion of different levels of children’s understanding of mind in the light of current theories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (1999), p. 287-306pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheory of minden
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectdevelopmenten
dc.subjectcognitionen
dc.titleTeoria da mente : diferentes abordagenspt_BR
dc.title.alternativeTheory of Mind: different approaches en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000268146pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples