Mostrar registro simples

dc.contributor.authorStephanou, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-16T02:05:04Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn0102-0188pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95334pt_BR
dc.description.abstractO artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes to discuses and to question the theme "curriculum & history". On first part, it explains the fundaments proposed to the dissertation, the conception of curriculum & history. On the second, it grants privilege upon authors remarks and personal experience for purpose to: a) characterize what were the curricular activities and the teaching of history, inside primary school particularly, with comments about its implications. b) examine alternatives and forwarding proposed by present debates. It suggests that in the school the apprenticeship around historical contents, other than a pure acquisition of information, implies and actives production of subjectivities or manners of being, knowing and interpreting the world and oneself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 36 (1998), p. 15-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary Schoolen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurriculum and Historyen
dc.subjectsubjectivitiesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleCurrículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretarpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000294918pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples