Repositório Digital

A- A A+

Atributos químicos de solos e crescimento de plantas sob irrigação com lixiviado industrial tratado.

.

Atributos químicos de solos e crescimento de plantas sob irrigação com lixiviado industrial tratado.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atributos químicos de solos e crescimento de plantas sob irrigação com lixiviado industrial tratado.
Outro título Soil chemical and plant growth attributes under irrigation with treated industrial leachate
Autor Carlos, Filipe Selau
Orientador Camargo, Flavio Anastacio de Oliveira
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.
Assunto Agua residual
Arroz irrigado
Irrigação
Milheto
Milho
Resumo Lixiviados de centrais de resíduos industriais podem ser nocivos ao meio ambiente caso sejam lançados inadequadamente em mananciais hídricos, mas podem ser tratados e utilizados na agricultura com o aproveitamento dos nutrientes e de material orgânico. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de lixiviado tratado nas propriedades químicas e eletroquímicas do solo, na dinâmica de nutrientes e elementos no solo e no rendimento de milho, arroz irrigado e milheto. Foram realizados estudos nas dependências do Departamento de Solos da UFRGS, onde a concentração do lixiviado tratado foi a principal variável. No primeiro estudo, avaliou-se o efeito da irrigação com lixiviado em atributos químicos de solo degradado, de percolado, nos teores de argila dispersa em água e na nutrição e produção de biomassa vegetal de plantas de milho. No segundo estudo, avaliou-se o rendimento e a absorção de nutrientes pelo arroz irrigado com lixiviado industrial tratado. No terceiro estudo analisaram-se as alterações eletroquímicas da solução do solo cultivado com arroz irrigado com lixiviado. No quarto estudo, avaliaram-se as alterações químicas de três solos bem como produção de biomassa vegetal e aspectos nutricionais de plantas de milheto irrigado com lixiviado. No estudo 1, a irrigação com lixiviado aumentou os teores de P, Na e CE no solo degradado, não alterou o desenvolvimento de milho, aumentou a absorção de macronutrientes à exceção de Ca e Mg e aumentou boa parte dos nutrientes, Na, a CE e DBO5. Para o arroz, a irrigação com lixiviado aumentou a salinidade do solo e os nutrientes em solução e no tecido, porém, o lixiviado em proporções crescentes, diminuiu o rendimento de grãos. A irrigação com lixiviado na cultura do milheto aumentou os teores de Na e K nos solos e no tecido das plantas, além do N no tecido. Mesmo com altos teores de Na nos solos desse estudo, não se verificaram alterações nos teores de argila dispersa em água. O gesso agrícola não teve efeito na lixiviação de Na e as chuvas lixiviaram a maior parte do Na. Dessa forma, a aplicação do lixiviado industrial pode ser uma fonte de nutrientes para o sistema solo-planta e uma alternativa ecológica de disposição de efluentes, desde que sejam monitorados os níveis de sódio.
Abstract Waste plant Leachates can be harmful to the environment if they are improperly discharged in water bodies, but can be treated and used in agriculture as a source of nutrients and organic material. The aim of this work was to evaluate the effect of different doses of treated leachate in the soil chemical and electrochemical properties, dynamic of soil nutrients and elements and yield of maize, rice and millet. All studies performed used different concentration of the treated leachate as the main variable. The first study assessed the effect of leachate irrigation on the chemical properties of a degraded soil, leachate and plants. The second study assessed the yield and nutrient uptake by rice irrigated with leachate. In the third study the electrochemical changes on soil solution was analyzed after leachate irrigation. The fourth study evaluated the chemical changes of three soils and nutritional aspects of millet plants irrigated with leachate. Maize irrigation with leachate increased the levels of P, Na and EC in the degraded soil, did not alter the growth of corn, and increased macronutrients uptakes except for Ca and Mg. Rice irrigation with leachate increased salinity, nutrients in solution and in tissue and decreased grain yield. Millet irrigation with leached increased levels of Na and K in soils and plant tissue, and N in the tissue. Gypsum had no effect and the rains leach most of the Na. The industrial leachate can be a major source of nutrients to the soil but sodium levels require some monitoring.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/95377
Arquivos Descrição Formato
000918114.pdf (7.035Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.