Repositório Digital

A- A A+

Os movimentos occupy : utopia, política e psicanálise

.

Os movimentos occupy : utopia, política e psicanálise

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os movimentos occupy : utopia, política e psicanálise
Autor Miranda, Anamaria Brasil de
Orientador Sousa, Edson Luiz Andre de
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Movimentos sociais
Utopia
[en] Occupy movements
[en] Psychoanalysis
[en] Street
Resumo O presente trabalho surge com o intuito de problematizar os Movimentos Occupy, iniciados em 2010 com a Primavera Árabe como um espaço de utopias, utilizando a psicanálise como método de interrogação do sujeito, onde analiso os movimentos de juventude no contemporâneo. Junto com esta problematização, faço uma reflexão sobre de que formas a própria psicanálise pode compor uma vocação utópica, enquanto ferramenta política, a partir de sua visão acerca do sujeito e da proposição de uma ética. Nele, proponho-me a analisar de que forma os regimes econômicos lapidaram as subjetividades e sua contrapartida a partir dos movimentos de ocupação que estão se dando nas ruas, pensando a rua como espaço simbólico de utopias enlaçado nesta mesma ética.
Abstract This paper appears in order to discuss the Occupy Movements, begun in 2010 with the Arab Spring, as a space of utopias using psychoanalysis as a method of interrogation of the subject and the youth movements in the contemporary. Along with this questioning, I reflect on the ways in which psychoanalysis comprises a utopian vocation as a political tool from a new sight over the subject and an ethical proposition. In it, I propose to examine how the economic regimes lapidated subjectivities and its counterpart from the Occupy movements that are taking place in the streets, thinking the street as a symbolic space of utopias ensnared in this ethic.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/95381
Arquivos Descrição Formato
000917459.pdf (2.472Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.