Repositório Digital

A- A A+

A visão dos pais acerca do bullying na infância

.

A visão dos pais acerca do bullying na infância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A visão dos pais acerca do bullying na infância
Autor Landskron, Vivian Paludo
Orientador Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica, Ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Bullying
Resumo Este estudo investigou a visão dos pais/cuidadores acerca da ocorrência do bullying na infância. No Brasil, o bullying significa intimidação, maus tratos, vitimização e agressão entre pares, praticados com a intenção de maltratar outra pessoa. A família pode exercer influência direta ou indireta na manifestação dos comportamentos de bullying, sendo importante compreender a visão dos pais acerca desse fenômeno. Este estudo utilizou delineamento descritivo, transversal e quantitativo. A pesquisa contou com a participação de 95 adultos, responsáveis por crianças matriculadas no ensino fundamental (1º ao 5º ano) de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para a coleta de dados, utilizou-se um Questionário Biossociodemográfico e um Questionário sobre a Visão dos Pais acerca do Bullying. Os resultados obtidos demonstraram qual é a visão dos pais acerca de diferentes fatores relativos ao bullying escolar. Para eles, o bullying é visto como muito prejudicial às crianças. Dentre os fatores que mais influenciam a sua ocorrência, destacaram-se a internet, os amigos e a mídia. Porém, a influência da família foi pouco relatada. Para a maioria dos pais, as características pessoais das crianças podem determinar o seu envolvimento no bullying, acima das características contextuais. Além disso, para os pais, as crianças vítimas deviam contar aos adultos responsáveis o seu envolvimento em situação de bullying. Os resultados obtidos não podem ser generalizados devido à pequena amostra obtida neste estudo. Destaca-se a importância de realizar futuros estudos que investiguem a visão dos pais acerca do bullying escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95444
Arquivos Descrição Formato
000917479.pdf (172.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.