Repositório Digital

A- A A+

Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem

.

Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
Autor Buglione, Joana Fuhrmeister
Orientador Jacques, Jocelise Jacques de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Brinquedo
Crianças
Design de produto
Matemática
[en] Children
[en] Learning
[en] Mathematics
[en] Product design
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo.
Abstract The objective of this Course Graduation Project is to develop a product to help children learn the concepts of math. The first part of it – TCC I – comprises project planning and informational project, introducing the goals to be achieved, the methodology used and the information gathered to build a theoretical bases. The second part of the project – TCC II – refers to the conceptual project, which includes creating possible solutions to the problem and its validation before experts and the creation the concept of the final product and its development through manual sketches and 3D modeling with digital software. The project conclusion is the toy “Cabe mais 1?” which focuses on the initial concepts of numbers, addition and subtractions. The product is shown through digital renders, technical details of its pieces, materials and manufacture process definitions and a final prototype.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95532
Arquivos Descrição Formato
000917878.pdf (9.876Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.