Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCurtis, Maria do Carmo Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorGuthmann, Marina Roospt_BR
dc.date.accessioned2014-05-22T02:07:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95537pt_BR
dc.description.abstractAnalisando a presente necessidade das escolas brasileiras da rede pública e da Lei nº 11.769/2008 que tornou obrigatório o ensino da música na Educação Básica, o presente Trabalho de Conclusão de Curso visa a criação de um material didático que auxilie do ensino-aprendizagem da notação musical em sala de aula. A primeira parte do trabalho consiste na fundamentação teórica e pesquisa de campo, com o intuito de coletar dados a respeito da educação musical a fim de compreender e delimitar o problema de projeto a ser solucionado. Após essa etapa, inicia-se um levantamento bibliográfico mais focado a respeito da notação musical, seus principais elementos visuais e uma pesquisa referente a definição de material didático. A segunda parte abrange a análise das informações coletadas, resultando na delimitação dos requisitos de usuário e de projeto e, posteriormente, a análise de similares e definição de conceito. Posteriormente, realizou-se a geração de alternativas e desenvolvimento do material didático.pt_BR
dc.description.abstractAnalyzing the present need of Brazilian public education and the Law 11.769/2008 which have made compulsory the teaching of music in primary and secondary education, this Graduation Final Paper aims to create an educational material to assist the teaching and learning of musical notation in the classroom . The first part of this work consists in theorical basis and research, in order to collect data about musical education to define the project problem to be solved. After this stage, it begins a more focused bibliographical survey around the musical notation, its visual elements and a research regarding the definition of educacional material. The second part is about the analysis of colected informations, resulting in delimitation of user and project requirements and, subsequently, similar research and concept definition. Thus, it’s possible to start alternatives generation and the educacional material development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusical notationen
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.subjectDesignen
dc.subjectEducacional materialen
dc.titleCompor : material didático para o ensino-aprendizagem da notação musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917883pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples