Repositório Digital

A- A A+

Pela tela do computador : a união da tecnologia com a educação através do portal positivo

.

Pela tela do computador : a união da tecnologia com a educação através do portal positivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pela tela do computador : a união da tecnologia com a educação através do portal positivo
Autor Marques, Lediane Pereira
Orientador Bernardi, Maira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Multimídia
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Education
[en] Positive Portal
[en] Technology
Resumo O presente trabalho tem a finalidade de analisar a contribuição do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas dos professores de um Colégio particular em São Francisco de Paula/RS, incluindo a utilização do Portal Positivo, que contém recursos multimídia, atividades e sugestões de aulas, provas, projetos entre outros. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC no ambiente escolar pode trazer novos objetivos para a educação, colaborando assim para a inserção de todos na era digital. A utilização de recursos tecnológicos tende a proporcionar aquisição de aprendizagens mais significativas e dinâmicas através da interação entre os novos conhecimentos e as práticas pedagógicas diferenciadas. Dessa forma, a inserção da internet pode também contribuir significativamente para a educação, pois já faz parte do cotidiano dessa nova geração informatizada, constituída nas últimas décadas, que possui a necessidade de atualização rápida e constante devido ao grande fluxo de informações a que tem acesso. A metodologia empregada nesta pesquisa foi um estudo de caso com a aplicação de um questionário como forma de coleta e análise de dados. Os resultados foram significativos com relação ao uso de diferentes recursos tecnológico incluindo o Portal Positivo, uma vez que os recursos são mais acessíveis do que numa escola pública, e os alunos também são incentivados em casa a utilizar outros meios tecnológicos. Sendo assim, este trabalho busca repensar a prática do professor diante dos avanços tecnológicos no ambiente escolar que sejam capazes de contribuir para a construção de uma prática mais dinâmica e inovadora.
Abstract This study aims to analyze the contribution of the use of Information Technologies and Communication in the pedagogical practices of teachers of a private school in São Francisco de Paula / RS, including the use of Positive Portal that contains multimedia resources, activities and suggestions classes, tests, projects, among others. It is understandable, therefore, that the use of ITC in the school environment can bring new goals for education, contributing to the integration of everyone in the digital age. The use of technological resources tends to provide more meaningful learning acquisition and through the dynamic interaction between the new knowledge and differentiated teaching practices. This way, the insertion of the internet can also contribute significantly to education, because already part of everyday life of this new computerized generation formed in recent decades and that have the need for fast and constant updating due to the large flow of information circulating. The methodology used in this research was a case study with a questionnaire as a way of collecting and analyzing data. The results were significant with respect to the use of various technological resources including Positive Portal, since resources are more accessible than a public school, and students are also encouraged at home using other technological media. Therefore, this study aims rethink the practice of the teacher in front of technological advances in the school environment to be able to contribute to building a more dynamic and innovative practice.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95652
Arquivos Descrição Formato
000915477.pdf (858.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.