Repositório Digital

A- A A+

“Novas tecnologias” na escola pública, gestão democrática e cultura popular

.

“Novas tecnologias” na escola pública, gestão democrática e cultura popular

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Novas tecnologias” na escola pública, gestão democrática e cultura popular
Autor Lopes, Leni Cunha
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Gestão da escola
Tecnologia educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] "New Technologies” in education
[en] Democratic management of the school
[en] Popular culture
Resumo Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a crescente influência das chamadas “novas tecnologias” no contexto da educação pública brasileira, consideradas sob a ótica da manifestação, naquele ambiente, de novas perspectivas pedagógicas focadas no estímulo à aquisição, pelos alunos, de competências que os habilitem a participar, ativamente, da “Sociedade do Conhecimento”. Partindo de uma revisão da literatura acerca da temática (a qual discute, também, o impacto de tais mudanças sobre a gestão democrática da escola e a emergência da cultura popular nesse mesmo contexto) descreve as principais práticas associadas ao emprego das “novas tecnologias” no contexto de algumas escolas da rede estadual de ensino de Rio Pardo)RS, concluindo que, além de deficiências de infra-estrutura que influem no processo de informatização daquelas unidades de ensino, subsistem carências de pessoal habilitado e de planejamento pedagógico capazes de permitir a conquista de novos patamares de apropriação desses recursos na prática de sala de aula.
Abstract This paper focuses on the growing influence of so-called "new technologies" in the context of public education in Brazil, considered from the perspective of the manifestation, in that environment, new pedagogical perspectives focused on stimulating the acquisition by students of powers enabling to participate actively in the "Knowledge Society". Based on a literature review on the topic (which also discusses the impact of such changes on the democratic management of the school and the emergence of popular culture in that context) describes key practices associated with the use of "new technologies" in the context schools from state schools of Rio Pardo, RS, concluding that, in addition to infrastructure deficiencies that influence the process of computerization of those teaching units, there are shortages of skilled staff and planning pedagogical able to permit the conquest of new levels of ownership of these resources in classroom practice.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95653
Arquivos Descrição Formato
000915482.pdf (371.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.