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As tecnologias midiáticas a favor da inclusão na educação : uso da informática por alunos com necessidades especiais - PNE no ensino regular

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As tecnologias midiáticas a favor da inclusão na educação : uso da informática por alunos com necessidades especiais - PNE no ensino regular

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Título As tecnologias midiáticas a favor da inclusão na educação : uso da informática por alunos com necessidades especiais - PNE no ensino regular
Autor Marques, Leony Cananéa
Orientador Geller, Marlise
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação inclusiva
Pessoa com necessidades especiais
Sala de aula
Tecnologia
[en] Educational service specialist
[en] Inclusive education
[en] Multifunctional resource room
Resumo Esta pesquisa foi um resultado de inquietações pessoais tomando como referencial a prática vivenciada em uma Coordenadoria Regional do Estado, da Secretaria de Educação, do Rio Grande do Sul, na qual se realizou um levantamento de dados sobre as ações desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, que estão sendo implantadas nas escolas da rede pública de ensino, junto aos alunos PNE, utilizando-se como ferramenta de acessibilidade as tecnologias digitais. A fim de conhecer essas ações, formulou-se a seguinte questão-problema: Que ações são desenvolvidas nas escolas pelos professores, através das tecnologias midiáticas de comunicação com alunos PNE? Este trabalho está organizado em três eixos: Teórico, no qual é abordada a Inclusão de alunos especiais no ensino regular; quem são estes alunos, qual o atendimento que deverá ser realizado e como usar as tecnologias digitais com os alunos PNE, foco de atendimento nas salas multifuncionais. Segundo eixo o Metodológico, em que é apresentado o modelo de investigação, que consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, tendo sido utilizados como instrumentos de coleta de dados: observações e entrevistas semi-estruturadas com educadoras de cinco escolas estaduais de ensino fundamental, no período entre setembro e novembro de 2012. No último eixo, é feita uma abordagem reflexiva sobre o tema escolhido. Por meio de uma apreciação do que foi revelado nas observações e entrevistas, pode-se perceber que ações utilizando as ferramentas digitais, têm sido realizadas nas salas multifuncionais, não somente para com alunos com um laudo que diagnostique suas limitações, sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas, bem como para com alunos cujo laudo clínico encontra-se em processo. Constatou-se, ao final desta pesquisa, que fazer uso das ferramentas digitais na educação regular no âmbito da acessibilidade, promove o processo de inclusão dos PNE, bem como dos alunos com necessidades educacionais especial, em todos os contextos e espaços escolares.
Abstract This research was a result of personal concerns who had experienced in a Regional Coordination of the State, the Department of Education, in Rio Grande do Sul, in which have been conducted a survey of data on the actions undertaken in multifunctional resource rooms which are being implemented in schools of public schools, with special needs students, using accessibility tool digital technologies. In order to meet these actions, made up the question-problem: What actions are developed by teachers in schools, through the media technologies of communication with students PNE? This work is organized around three axes: Theoretical, in which is discussed the inclusion of special students in regular education, who are these students, what care they should be done and how to use digital technologies with students PNE, the focus of care multifunctional rooms. According to the methodological axis, which is presented in the research model, which consists of a qualitative research in the form of case study, having been used as tools for data collection: observations and semi-structured interviews with educators from five state schools school, between september and November, 2012. In the last axle, a reflective approach is done on the chosen theme. Through an appreciation of what was revealed in the interviews and observations, we can see that actions using digital tools, have been held in the multifunctional rooms, not only for students with a report that diagnose their limitations, be they physical, emotional or psychological as well as with students whose clinical report is in process. It was found at the end of this research, the use of digital tools in education within the regular accessibility, promotes the inclusion process of PNE as well as students with special educational needs in all school spaces and contexts.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95654
Arquivos Descrição Formato
000915848.pdf (165.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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