Repositório Digital

A- A A+

Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas

.

Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
Autor Gonçalves, Luciana Barreto
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Politecnia
Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo A presente monografia propõe-se a analisar a utilização de Redes Sociais Virtuais e Ferramentas Colaborativas, Facebbok e o Google Docs., na disciplina de Seminário Integrado, introduzida no Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul, em 2012. Organizada em projetos e ministrada no turno inverso, essa disciplina gerou problemas relativos à frequência dos alunos, tornando-se necessária a criação de uma alternativa de comunicação e orientação entre as partes para interagir nos projetos. A pesquisa abarcou o período de abril a outubro de 2012. O método adotado foi o de estudo de caso combinado com o de pesquisa-ação, aplicado em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio Politécnico da EEEM Guarani em Canoas/RS. A coleta de dados deu-se através de pesquisas qualitativa e quantitativa. A preparação, a formatação e as informações coletadas para este trabalho foram armazenadas desde abril de 2012, e durante o terceiro trimestre escolar, período compreendido entre setembro e outubro de 2012 ocorreu à execução do projeto, mediante a realização por parte dos alunos de uma pesquisa com tema livre realizada individualmente ou em duplas, contendo todos os elementos textuais previstos, utilizando o Facebbok e o Google Docs. como principal meio de comunicação e orientação. Os resultados demonstram que a FC, se bem aplicada e com orientação e dedicação constantes por parte do professor atinge a eficácia esperada com seu uso.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95663
Arquivos Descrição Formato
000916560.pdf (1.138Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.