Repositório Digital

A- A A+

O uso das mídias no ensino fundamental

.

O uso das mídias no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das mídias no ensino fundamental
Autor Farias, Luciane da Silveira
Orientador Avila, Bárbara Gorziza
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Formação
Mídia digital
Professor
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Elementary education
[en] ICT
[en] Media in education
[en] Teacher training
Resumo O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos.
Abstract This study aimed to verify how the media have been used in the classroom of the municipal school of basic education our lady of fatima, in porto alegre. The work was first developed with the elaboration of a theoretical one taking into account the history of the media in society from its beginnings until the present, listing contributions that media and technologies that convey can bring to education. Still on the theoretical, we sought to investigate, in the speech of other authors, such as the student behaves in the face of current technologies in education and what the training and preparation of teachers to use the technology available. Subsequently , we conducted a field survey questionnaire for school teachers responding to extract information from these teachers about the use or not of these tools in education . The survey also investigated how to prepare teachers to use technology, and how the school is structured to provide these media resources for those involved in this process. After the questionnaire was done tabulating the data and analysis of results.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95675
Arquivos Descrição Formato
000916565.pdf (527.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.