Repositório Digital

A- A A+

O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário

.

O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
Autor Kettl, Magda Arian
Orientador Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Mediação
Mídias Digitais
Sala de aula
[en] Computers
[en] Media in education
[en] Pedagogical mediation
Resumo Este trabalho buscou aprofundar a temática relacionada ao uso pedagógico da mídia informática. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórico-prática partindo da seguinte questão: Quais são as competências necessárias ao docente para que este faça um uso efetivo e significativo do laboratório de informática? O objetivo desta investigação consistiu em elencar competências necessárias ao docente que faz uso do laboratório de informática. Assim, buscou-se referencial teórico que desse suporte para a proposição de diferentes possibilidades de uso pedagógico da sala de informática. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura para aprofundamento teórico e foi realizada pesquisa de campo para coleta de dados dos sujeitos pesquisados através da aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa. O questionário levantou dados pessoais e profissionais dos sujeitos de pesquisa que foram tabulados e analisados pela pesquisadora. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores ainda têm dificuldades em perceber a sala de informática como um importante recurso na construção do conhecimento. Além disso, como base nos resultados obtidos percebe-se que os professores apresentam formação muito precária para a utilização da mídia informática e precisam buscar em cursos de formação a melhor forma de explorar os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
Abstract This study aimed to deepen the theme related to pedagogical use of computer media. For both, a search was conducted starting from the theoretical and practical question: What are the necessary skills for the teacher that use significantly and effectively the computer lab? The goal of this research consisted of listing the necessary skills for the teacher who uses the computer lab. Thus, it sought to give theoretical support for the proposition of different possibilities for pedagogical use of computer room. The methodology used went through a literature review for further theoretical and field research to collect data of the studied subjects by the application of a questionnaire as a research tool. The questionnaire collected personal and professional datas of the study subjects that were tabulated and analyzed by the researcher. From the applied questionnaire it can be concluded that teachers still have difficulty perceiving the computer room as an important resource in the construction of knowledge. Moreover, based on the results obtained it is noticed that teachers have very poor training for the use of computer media and they need to seek training courses in how to explore the technological resources.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95678
Arquivos Descrição Formato
000916593.pdf (985.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.