Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoresco, Silvia Ferreto da Silvapt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Magda Bicapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95679pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propôs verificar se o uso do blog como recurso pedagógico é capaz de contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. As TICs têm sido largamente utilizadas pelos jovens no seu dia a dia como meio de diversão, divulgação de opiniões, interação e troca de informações. Apresentar estes recursos com foco na aquisição de conhecimento é um desafio para todo educador que deseja estar em conexão com o mundo virtual e real de seus alunos. O uso do blog como um recurso pedagógico potencializa o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias à sociedade atual. A introdução apresenta um breve estudo sobre as tecnologias. Na revisão de literatura é discutido o que é blog educacional, habilidades, cooperação e colaboração, o desenvolvimento de competências, o sujeito e o conhecimento e a aquisição de uma segunda língua. Na sequencia é apresentada a metodologia adotada que consistiu em construir um blog para que os alunos do Ensino Fundamental pudessem publicar suas produções, interagir com seus pares e trabalhar de forma cooperativo-colaborativa, visando à aprendizagem da Língua Inglesa, autonomia dos aprendizes e construção de conhecimentos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o blog e um questionário. Através dos blogs os alunos publicaram suas produções e fizeram comentários. No final é apresentada a conclusão de que o recurso digital, o blog, tem potencial para promover a interação entre os sujeitos, o trabalho cooperativo/colaborativo e desenvolver competências comunicacionais, aprimorando a escrita e argumentação dos aprendizes no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes to verify if the use of blog as a teaching resource can contribute to the teaching and learning process of the English language. The TICs have been widely used by Youngers in their daily routine as a mean of entertainment, dissemination of opinion, interaction and exchanging information. To present this resource with the focus in the knowledge acquisition is a challenge for all educators who want to be connected with the virtual and real world of his students. The use of blog as a pedagogical resource empowers the teaching and learning process, developing the necessary competences for the current society. The introduction presents a brief study about technologies. In the literature review there is a discussion on what educational blog is, collaborative and cooperative work, competences development, the subject and knowledge, and the second language acquisition. In sequence is presented the adopted methodology which consisted in the construction of a blog for the students of basic education publish their works, interact with their peers and work in a collaborative/cooperative way aimed at learning the English language, the autonomy of apprentices and the building of knowledge. The instrument used for the data collection was the blog and the questionnaire. Through the blogs the students published their works and made comments. At the end it is presented the conclusion that the digital resource, the blog, has the potential for the knowledge acquisition, promote the interaction among people, collaborative/cooperative work and develop communicative competences, improving writing and argumentation of the apprentices in the teaching/learning of English language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectTechnological resourcesen
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleO blog como recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916602pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples