Repositório Digital

A- A A+

O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica

.

O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
Autor Klein, Marcia Helena Perius
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Construção do conhecimento
Educação básica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Educational
[en] Information
[en] Technology
Resumo Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica.
Abstract Considering the constant changes that plague our society, most of them due to technology, the educational context is directly affected by the presence of new ways to reproduce the information, turning them into learning. Therefore, it is necessary that educators use the available technologies as facilitators of the learning process. This paper discusses the theme "The use of information technology in the early years of Basic Education", aimed at evaluating the contribution of information technology to the processes of teaching and learning. Therefore we performed a practice with the use of technology with students in the 4th year of elementary school, through online games in order to structure the research itself. Held consultations to seek literary necessary theoretical framework for the articulation of the methodology, which is qualitative and quantitative. After the implementation of the practice and analysis of the results can be seen that information technologies, when used properly, in favor of teaching and learning, can act as powerful tools in favor of the construction of mathematical knowledge, as well as the process of alphabetization - reading and writing in the early years of basic education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95680
Arquivos Descrição Formato
000916987.pdf (750.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.