Repositório Digital

A- A A+

Espaços virtuais escolares dissociados da internet : um estudo de caso

.

Espaços virtuais escolares dissociados da internet : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Espaços virtuais escolares dissociados da internet : um estudo de caso
Autor Souza, Márcia Daiane Kehl de
Orientador Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Escola
Internet
São Leopoldo (RS)
[en] Virtual spaces schoolchildren
Resumo O trabalho consiste em um estudo sobre os recursos tecnológicos no ambiente escolar. Apresenta as mudanças que as tecnologias e os espaços tecnológicos estão causando na educação e como funcionam os Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídias – EVAM, assim denominados os laboratórios de informática, no município de São Leopoldo. Há um destaque sobre a Internet e seu acesso nas escolas públicas, além de apresentar os pontos positivos e negativos que a aquisição do acesso à Internet causaria no ambiente escolar, faz-se uma menção sobre ambientes escolares sem acesso à internet. Dentro dessa perspectiva, analisaram-se os laboratórios de informática do município de São Leopoldo associados ou dissociados à internet e as possibilidades de uso destes espaços, que não está restrito apenas ao uso da rede. A partir da análise do estudo conclui-se que há vários recursos tecnológicos disponíveis aos educadores nas escolas municipais e que tais recursos estão abrindo inúmeras possibilidades para o processo de educação, basta disponibilidade e um planejamento que favoreça situações significativas de aprendizagem.
Abstract The work consists of a study on the technological resources in the school environment. Displays changes that technologies and technological spaces are causing in education and how the Virtual Spaces for Learning and Multimedia - EVAM so called computer labs, in São Leopoldo. There is an emphasis on the Internet and its access in public schools, in addition to presenting the positives and negatives that the acquisition of Internet access would cause the school environment, it is a statement about school environments without internet access. Within this perspective, we analyzed the computer labs in São Leopoldo associated or disassociated internet and the possibilities of using these spaces, which is not restricted to the use of the network. From the analysis of the study concluded that there are several technological resources available to educators in public schools and that such resources are opening up many possibilities for the education process, just availability and planning that fosters meaningful learning situations.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95685
Arquivos Descrição Formato
000916886.pdf (549.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.