Repositório Digital

A- A A+

Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados

.

Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados
Autor Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Educação infantil
Jogos pedagógicos
Resumo Este trabalho é constituído por uma análise sobre o uso dos jogos educacionais computadorizados na educação infantil e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando escritos de Piaget (1975), Tarouco et al (2004), Fagundes (2010), Passerino (2002), entre outros. A partir destas leituras, percebeu-se que os jogos influenciam não somente no aprendizado, mas também fazem com que as crianças se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos foram utilizados dados colhidos por meio de um questionário com questões abertas e fechadas aplicado com vinte profissionais da educação infantil do Município de Campo Bom, no estado do Rio Grande do Sul. Através da relação entre a análise dos dados e da revisão teórica realizada pôde-se perceber que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo. Os jogos computadorizados, por sua vez, são elaborados para divertir os alunos e, com isto, prender sua atenção, o que auxilia no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a autoaprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio. Constatou-se também que, o jogo pode ser entendido como uma atividade de vital importância para o desenvolvimento das crianças, permitindo que elas interajam, construam juntas as realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte de sua trajetória e do seu mundo. Com esta pesquisa, deseja-se contribuir na formação de uma nova postura dos educadores em relação aos jogos educacionais computadorizados. Comprovou-se também que utilizar novos recursos didáticos é fundamental, neste momento em que a educação passa por transformações. Destacar o lúdico como maneira de contribuir para motivar os alunos a buscar, construirem novos conhecimentos e trabalharem de uma forma cooperativa desperta a vontade de aprender do aluno preparando-o para ser um cidadão atuante na sociedade em que está inserido.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95691
Arquivos Descrição Formato
000916852.pdf (499.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.