Repositório Digital

A- A A+

A utilização do objeto de aprendizagem Poly 1.11 no ensino significativo da Relação de Euler

.

A utilização do objeto de aprendizagem Poly 1.11 no ensino significativo da Relação de Euler

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização do objeto de aprendizagem Poly 1.11 no ensino significativo da Relação de Euler
Autor Marques, Clarisse de Vargas
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem significativa
Ensino
Matemática
Software educacional
Tecnologia educacional
[en] Object of learning
[en] Relationship of euler
[en] Significant learning
Resumo Esta monografia apresenta a aplicação e análise do impacto de uma prática educativa utilizando o objeto de aprendizagem Poly 1.11, no ensino da Relação de Euler em prol da Aprendizagem Significativa, baseada em aportes teóricos de D’Ambrósio. De caráter experimental, tem como campo de estudo uma escola pública do Vale do Taquari, com alunos de 3º ensino médio noturno e visa apresentar a importância da inserção de recursos tecnológicos no meio escolar. Usam-se como instrumento, a coleta de dados, questionários semiestruturado para captar as concepções dos alunos e neste sentido valorizar seus argumentos para a ocorrência de Aprendizagem Significativa. Percebeuse a importância da visualização dos poliedros para a compreensão do conceito de arestas, vértices e faces bem como a utilização desses conceitos na dedução da fórmula matemática da relação de Euler.
Abstract This monograph presents the application and analysis of the impact of an educational practice using the learning object Poly 1.11, teaching ratio Euler in favor of Meaningful Learning, based on theoretical contributions from D'Ambrosio. Character of experimental, has as a field of study a public school in the valley of Tabai, with students from 3 high school night and aims to present the importance of the integration of technology resources within the school environment. It is used as an instrument, data collection, questionnaires semistructured to capture the ideas of the students and in this sense value its arguments for the occurrence of significant learning. They realized the importance of viewing the polyhedra for understanding the concept of edges, vertices and faces as well as the use of these concepts in deduction of the mathematical formula of the relationship of Euler.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95739
Arquivos Descrição Formato
000912295.pdf (643.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.