Repositório Digital

A- A A+

Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional

.

Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
Autor Berao, Denise Beatriz da Cunha
Orientador Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Construção civil
Mídias Digitais
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95750
Arquivos Descrição Formato
000913497.pdf (8.721Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.