Repositório Digital

A- A A+

Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística

.

Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
Autor Lucchesi, Ivana Lima
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95751
Arquivos Descrição Formato
000914443.pdf (489.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.